1- Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, oh Deus.
2- A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?
(O cervo é um mamífero ruminante. Ele tem vários chifres, patas de quatro dedos, pernas longas e cauda curta. Ele anseia por águas correntes e profundas tanto para bebê-las e SACIAR SUA SEDE,quanto para escapar dos cães que o perseguem.David ESTAVA DISTANTE de Jerusalém e queria voltar para lá e louvar a Deus.Tinha essa sede!!! )
3- Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"
4- Quando me lembro destas coisas, choro angustiado, pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de acção de graças entre a multidão que festejava.
( Amados (as); O poeta, de tão triste, só sabia chorar. Já não se alimentava mais. Seu pão eram suas lágrimas. Seus amigos não sabiam mais o que fazer.)E David continua.....
5- Por que você está assim tão triste, oh minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.
6- A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar.
7- Abismo chama abismo ao rugir das tuas cachoeiras; todas as tuas ondas e vagalhões se abateram sobre mim.
( O poeta continua reclamando de estar distante do lugar onde poderia dar culto colectivamente a Deus. Estava na floresta montanhosa do Hermon, num dos seus picos; o Mizar, ainda não identificado. Dali, onde nascia o rio Jordão, ouvia o som das cachoeiras. Sua vida estava sufocada por aquele barulho, antes tão agradável, agora tão aterrorizador, pois tudo nele era tristeza.
8- Conceda-me o Senhor o seu fiel Amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida.9- Direi a Deus, minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?10- Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus?"( Para David parecia só haver uma explicação para aquela condição: Deus o abandonara.)11- Por que você está assim tão triste, oh minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.( O poeta repete para si mesmo e dá ordens à sua alma; é a sua confissão de esperança que aparece também no salmo seguinte, salmo 43).Queridos (as):A tristeza é uma condição humana antiga. Os salmos estão cheios de lamentos tristes. Jesus mesmo experimentou muitos momentos de profunda tristeza na sua jornada na Terra.Cada época lida com a tristeza ao seu modo. Na nossa, em que é repelida como uma desgraça, os remédios são receitados e usados como se fossem capazes de produzir alegria. Conheci um homem muito triste, mas raramente o via triste, porque mal acordava embriagava-se,e ao longo do dia e tornava-se " alegre ". A nossa vida é feita de projectos. Quando eles se realizam, dizemo-nos felizes. Quando não se realizam, ficamos tristes...No entanto, é bom distinguir tristeza temporária e tristeza permanente; tristeza como uma circunstância e tristeza como uma condição.É claro que ficamos tristes quando não somos bem tratados numa loja ou numa igreja.
Ficamos tristes quando não conseguimos comprar um produto que tanto almejávamos ou, quando o recebemos, notamos que afinal aquele objecto não trouxe alegria.
Ficamos tristes quando perdemos uma pessoa querida, um animal de estimação, ou alguém que amamos e nos abandona, por morte, por separação, ou até por traição ou difamação.
Ficamos tristes quando somos obrigados a ficar em casa, embora quiséssemos estar em outro lugar, mas o corpo não ajuda. Ficamos tristes quando alguém a quem amamos está sofrendo. Ficamos tristes quando somos confrontados com a miséria social do nosso mundo. Ficamos tristes quando estamos cansados física, emocional ou espiritualmente.Para cada uma destas expressões da tristeza, há um caminho a ser percorrido.No entanto, quero referir-me a outra forma de tristeza... Aquela que não é devida a algum facto que interveio na nossa jornada. Não são as circunstâncias que a produzem, embora a agravem. Estou, portanto, pensando na tristeza sem uma causa aparente, mas que é capaz de levar à angústia.Este é o caso do poeta do salmo 42. Não conhecemos as circunstâncias da sua vida, mas ficamos sabendo, pelo seu relato, da sua tristeza e da sede de Deus. A sua experiência é útil porque nos ajuda a enfrentar as nossas próprias tristezas.Lendo o texto, notei que o poeta descreve a sua tristeza como a presença de sentimentos diversos, como pode acontecer também connosco.1- O poeta tinha uma sede não saciada de Deus. Ele compara-se a uma terra árida, ressecada pelo sol, ávida por chuva. No tempo do salmista, havia muitos cervos nos desertos do seu País; perseguidos pelos cães, encontravam salvação nos riachos profundos, nos quais mergulhavam e não podiam ser alcançados. A água, para eles, era a salvação.2- O poeta tinha saudade de um tempo em que podia ir ao templo adorar. Ele estava num lugar em que isto era impossível, embora o fizesse antes, como líder entre seu povo. É provável que estivesse temporariamente residindo longe de Jerusalém, cidade em que liderava aqueles que iam ao templo entoando canções como esta: "Alegrei-me, quando me disseram: (Vamos à casa do Senhor...)" (Salmo 122.1).3- O poeta estava sem esperança de que a sua vida fosse mudar, de modo que sua perturbação desaparecesse. Na verdade, nada parecia apontar para uma luz no final do túnel. Seus problemas continuavam a desafiá-lo e a incomodá-lo.4- O poeta estava envergonhado e sentia-se só. Assim mesmo, para espanto dos seus conhecidos que não temiam a Deus, ele continuava temente a Deus, enquanto seus amigos duvidavam de que a sua fé valesse de alguma coisa. Talvez fosse alvo do deboche dentro de sua própria casa. Talvez fosse chamado de fanático pelos seus colegas e amigos da onça. ( Talvez lhe chamassem santinho de pau oco...:))))....Ahah...Tinh
Minha alma que chora está vendo o meu fim(...) Fez do meu coração a sua moradia
Já é demais o meu penar.
Quero voltar àquela vida de alegria
Quero de novo cantar".....Isto é uma letra terrível! O autor da canção que me desculpe. Não basta pedir à tristeza que vá....:))... Ela não irá, até porque não tem asas próprias.
Não use medicamentos sem orientação segura, para enviar para longe a sua tristeza; ela voltará. A CURA PARA A TRISTEZA NÃO ESTÁ EM FICAR A PENSAR NELA E COMTEMPLÁ-LA , MAS EM COMTEMPLAR DEUS. !!!
5- Persista na esperança. Gosto de como o salmista enfrenta a sua tristeza: no meio da descrição mais dramática de sua dor, o poeta grita: " AINDA O LOUVAREI ". Para o salmista, tristeza não é o contrário de alegria, mas é SINÓNIMO DE FALTA DE LOUVOR.Há louvor quando há esperança. O poeta propõe a esperança (verso 11), isto é, a certeza de que Deus vai agir e cessará a tristeza, a partir de suas causas e não apenas dos sintomas. A esperança, então, produz o louvor, que é o contrário de tristeza. Como a corça, saiba que alegria verdadeira só vem de Deus.
6- Prossiga participando dos cultos da sua igreja, onde Deus é louvado em conjunto com outros irmãos. Deixar de ir à igreja pode conter a seguinte mensagem: " Meus irmãos são os culpados de minha dor ou, Deus é o culpado de minha tristeza. A primeira parte por vezes é verdade. Então que fazer? Se se sente indesejado (a) e isso lhe provoca tristeza, ou se mora demasiado longe da igreja; ou até se a sua saúde física o (a) impede de ir à igreja,por favor atente para as palavras de Jesus, pois Ele ensinou que DEUS NÃO MORA EM TEMPLOS DE PEDRA. Ele mora em si e na sua casa também. Louve-o com a sua família ou sozinho (a). Se tem pré-disposição para a tristeza, saiba que o remédio está em LOUVAR A DEUS.Amados; com ou sem tristeza, tenha sede de Deus. Beba do Espírito Santo de Deus e a alegria vai voltar.
E CONFIE N'ELE !! PODE DEMORAR MAS UM DIA RESPONDE. O TEMPO DELE NÃO É O NOSSO.
Tente começar a manhã a louvar ( depois de orar, claro) ...E vá louvando....Verá que a alegria vem, mesmo no meio de adversidades.
Espero ter sido de ajuda para alguém, porque escrever cansa...Ahahahah....Amados
Não sei mais como vos ajudar.
Bjitosssssssssssssssssssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário