sábado, 6 de outubro de 2012

A promessa dos galardões.

A promessa dos galardões
O julgamento dos crentes nada tem a ver com a salvação. Todo crente receberá algum louvor da parte de Deus: "...e então cada um receberá o seu louvo da parte de Deus." (1 Co 4.5)
Isto significa que Deus julgará todos os crentes, não importa quão fiel ele tenha sido. Será mesmo um julgamento. Os crentes fiéis receberão muitos louvores e os que forem negligentes no seu viver cristão receberão bem poucos louvores. Os que querem viver carnalmente, fazendo a sua própria vontade, perderão os galardões que poderiam ser seus: "se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como através do fogo." (1 Co 3.15). O julgamento, pois, consistirá de recebimento ou perda de recompensa.Os galardões são outorgados no céu serão eternos, não temporais. Estes galardões são comparados às "coroas dos vencedores" conferidas nos jogos olímpicos antigos.
Aquelas coroas, por serem feitas de folhas, duravam bem pouco tempo. Num único dia de glória eram entregues como galardão, após longo período de intenso treinamento seguindo de vitória. Contrastando isso, as coroas de Deus serão eternas, portanto, uma glória que nunca fenecerá.
"Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós porém, a incorruptível." (1 Co 9.25)Não é somente louvor e recompensa que o crente receberá no céu. Também a alguns serão confiadas responsabilidades e cargos de hierarquia no céu, baseadas na sua fidelidade na terra. Notamos expressões tais como "primeiros" e "últimos" no reino:Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Mateus 5:19

Cristo ensina que haverá uma diferença específica na soma de autoridade confiada aos seus servos no reino do céu-tudo dependendo da fidelidade.

A Bíblia nos diz que Deus concederá galardões por muitas coisas, dentre elas, a conquista de almas, a resistência à tentação:

Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Tiago 1:13Sofrimento com paciência,

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:11-12

Ato de bondade,

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Gálatas 6:10

E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.
Mateus 10:42

Hospitalidade,

Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo.
Mateus 10:40-41

E o cuidado dos enfermos, necessitados e perseguidos:

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
Mateus 25:34-40

O emprego sábio de oportunidade é uma fonte importante de galardões e a ociosidade resultará na perda deles:

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Mateus 24:45-46

Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.
Lucas 19:26

Até mesmo o emprego sábio de possessões materiais pode resultar em galardões. Paulo diz que o dinheiro com que os filipenses contribuíram para o ministério dele era, na realidade, um depósito feito na conta deles no céu:

Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta.
Filipenses 4:17

Mais tarde, admoesta os crentes efésios a compartilharem com os pobres, a fim de acumularem para si sólido fundamentio no céu para o futuro.

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;

Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.
1 Timóteo 6:17-19

É importante que lembremos que Deus olha a intenção do coração antes de olhar o ato. O verdadeiro motivo para fazer boas obras deve ser a "fidelidade a Cristo"
(1 Co 4.2)

Nenhum comentário: